09/11/2009

Para Otakus !

Anime ou animê é o nome usado para se referir a qualquer produto de animação produzido no Japão. A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. A origem da palavra é controversa, podendo vir da palavra inglesa animation ("animação") ou da palavra francesa animée ("animado"), versão defendida por pesquisadores como Frederik L Schodt e Alfons Moliné. Ao contrário do que muitos pensam, o animê não é um género, mas um meio, e no Japão produzem-se filmes animados com conteúdos variados, dentro de todos os géneros possíveis e imagináveis (comédia, terror, drama, ficção científica, erótico, etc.).




Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens. Animes podem ter o formato de séries para a televisão, filmes ou OVAs.

História do Anime : Com a ocupação dos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial, muitos artistas japoneses tiveram contato com a cultura ocidental e, influenciados pela cultura pop dos Estados Unidos, desenhistas em início de carreira começaram a conhecer os quadrinhos e desenhos animados na sua forma moderna. Havia negociantes que contrabandeavam rolos de filmes americanos, desenhos da Disney e outros. Entre os principais artistas que se envolveram com a tal arte, estavam Osamu Tezuka, Shotaro Ishinomori e Leiji Matsumoto. Estes três jovens, mais tarde, foram consagrados no mercado de mangá. Na década de 1950, influenciados pela mídia que vinha do Ocidente, diversos artistas e estúdios começaram a desenvolver projetos de animação experimental.



Na época em que o mangá reinava como mídia nasceram os pioneiros animes de sucesso: Hakujaden (A Lenda da Serpente Branca) estreou em 22 de outubro de 1958, primeira produção lançada em circuito comercial da Toei Animation, divisão de animação da Toei Company e Manga Calendar, o primeiro animê especialmente feito para televisão, veiculado pela emissora TBS com produção do estúdio Otogi em 25 de junho de 1962, que teve duração de dois anos.



Logo em seguida, em 1 de janeiro de 1963, foi lançado Astro Boy, baseado no mangá de Osamu Tezuka, já com a estética de personagens de olhos grandes e cabelos espetados vinda da versão impressa. Astro Boy acabou tornando-se o propulsor da maior indústria de animação do mundo, conquistando também o público dos Estados Unidos. Tezuka era um ídolo no Japão e sua popularidade lhe proporcionou recursos para investir em sua própria produtora, a Mushi Productions. Outras produtoras investiram nesse novo setor e nasceram clássicos do anime como Oitavo Homem (Eight Man), Super Dínamo (Paa Man), mas ainda com precariedade e contando com poucos recursos, diferente das animações americanas. Em 1967, surgiram quatro filmes e catorze séries animadas no Japão, entre elas A Princesa e o Cavaleiro, Fantomas e Speed Racer, o primeiro com grande projeção internacional Animês infantis, infanto-juvenis femininos e sobre robôs gigantes acompanharam o crescimento do número de séries semanais durante a década de 1970. Na época, a Tatsunoko Production, criadora de Speed Racer, lançou um título de sucesso chamado Gatchaman (no Ocidente, Battle of the Planets).



Características do Anime : Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados e a abordagem de temas variados, como ficção científica, aventura, terror, infantil e romance. É bastante comum, mesmo nas produções infantis, encontrar situações de humor adultas.



Há também na animação japonesa grande presença de personagens bem-humorados, mesmo que alguns tenham uma conotação homossexual. As duas características são reflexos da cultura japonesa, onde não há muita distinção entre homossexuais e heterosexuais[carece de fontes?], mas fora deste contexto, como no Ocidente, essas ações acabam por ser muitas vezes mal interpretadas, levando em muitos casos à censura e adaptação de personagens.



Em muitas produções pode-se conferir caracterizações exageradas de sinais visíveis de sentimentos, como: 

- gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento;



diminuição súbita do personagem representando vergonha ou medo;



nervos estilizados, dentes ou chifres aparecendo repentinamente nos personagens representando raiva ou maldade -  


A voz também é um elemento muito importante num personagem. Elas são selecionadas de acordo com a personalidade dos personagens. Vozes muito poderosas, infantis, estridentes, harmoniosas ou cavernosas fazem parte do universo de qualquer anime, e os dubladores ou seiyu são alvos da admiração de muitos fãs.



Cosplay : Cosplay é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "jogo de disfarces" ou "jogo de fantasias", ou ainda "jogo de trajes", e tem sido utilizado no original, como neologismo, conquanto ainda não convalidado no léxico português[1], embora já conste doutras bases [2], para referir-se a atividade lúdica praticada principalmente (porém não exclusivamente) por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, mangás, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.



História do Cosplay : O fenômeno do cosplay surgiu na década de 1970 nos Comic Markets do Japão, que se celebram em Odaiba (Tóquio), lugares de compra e venda de Dōjinshi. Esse evento prosseguiu desde então e se realiza regularmente. Lá, grupos de japoneses vestiam-se de seus personagens favoritos de mangás, animes, comics e videojogos. Assim pois, tal prática sempre tem sido muito relacionada com aqueles produtos. Contudo, com o passar do tempo, foi-se estendendo a outros domínios, em conceitos e culturas, ganhando foro internacional. Por ter sido mais expressivo e presente na cultura dos Estados Unidos, o fenômeno e, assim, o termo, difundiram-se como se originários fossem de lá.



Lista de convenções de anime no Brasil :

Alagoas - Tadaima!


Amazonas/Manaus - Anime Jungle Party ; Bakudan ; Doki Doki Anime Jungle

Bahia/Feira de Santana - AniHime ; Itabuna ; GrapiunAnime ; Otaku Festival



Salvador - AniBahia ; Anipolitan ; Animapet 3 ; New Tokyo Yume (música japonesa) ;Ten ga Kyokai (música japonesa)



Riachão do Jacuípe - Animega



Ceará/Fortaleza - Anime Master ; Maná ; SANA (Super Amostra Nacional de Animes) ; TAC (Taka no Dan Anime Club)



Sobral - MASA (Mini-Amostra Sobralense de Animês) 

Distrito Federal/Brasília - Espaço Otaku ; Kodama ; Otacon



Espírito Santo/Cachoeiro de Itapemirim - Aero Anime Day



Guarapari - Crazy Summer Con



Vitória - Anime Fest ; Japanime ; Atsuicon ; NiPPop ; Rock & Anime



Vila Velha - AnimES



Goiás/Anápolis - Anime APS ; Anime-Hai Anápolis



Goiânia - Convenção AnimeGO



Festivais : Festival Anima POP (Bienal) ; Festival Nippon Sama



Encontros : Animanonimos ; Animash ; Anime-Hai Goiânia ; Anime Project ; Bankai  ; Encontro CosplayGyn ; ExpoAnime (TNNAC) ; Ks Animes ; Up Anime Festival



Maranhão/Imperatriz - Anima Sul



São Luis - AMG//Con. - Convenção de Animê, Mangá e Games ; Anima ; Animan Exp ; Animan Exp Drops ; Anime Play ; Anima Pocket ; Anime Fight ; Anime SE - Standart Edition ; Anime Weekend ; Anime Yume ; Cine Anime Cefet ; Dia D RPG ; Matsuri ; Efemmera ; É RPG ; Espaço Otaku ; HQ Fest ; Ilha Otaku Fest ; Oba MA ; Ohayo Animemusic ; Ready Go ; São Luís Anime Festival



Mato Grosso/Cuiabá - Otaku Fest



Mato Grosso do Sul/Campo Grande - Anime Champions ; Anime GAM ; Anime Super Fans



Minas Gerais/Belo Horizonte - Anime City ; Anime Connection ; Anime Drops ; Uai Drops ; Anime Festival ; Animinas ; BH Anime ; Leitura Fantasy Festival



Contagem - Contagem Made in Japan ; Otaku Anime Festival



Divinópolis - AnimeRPG



Ribeirão das Neves - Anime Neves



Uberaba - Nihon Festival



Uberlândia - Catsu



Pará/Belém - Animazon Connection ; Animazon no Nichi ; Animazon no Taikai ; Otaku no Matsuri ; Tokyo Rock ; J-rock³ ; Japan rock Festival ; Amazônia Matsuri



Paraná/Castro - Expo Anime Castro



Curitiba - Animatsuri ; Anime Festival ; Animencontro ; Anime XD



Foz Do Iguaçu - AnimeFoz ; Guarapuava ; Expo Anime Guarapuava



Londrina - AnimeZone ; InterManga



Maringá - AnimeIngá



Ponta Grossa - Expo Anime Ponta Grossa ; Yume Festival



Pernambuco - Jaboatão dos Guararapes ; Codymanga



Olinda - Animeday ; Petrolina; Animekai



Recife - AnimePan ; AnimePan WCS ; Anime Party: Edição Recife ; Feira Japonesa ; Omake ; Superherocon



Piauí/Teresina - Manganimation



Rio de Janeiro - Barra Mansa ; Anime Point Advanced ; Anime Ways ; Rox!Japan BM ; Festival Otaku ; CCB-Cruzada Cosplay Brasil ; Clube do Anime ; Magé ; Animagé



Maricá - Animeká



Niterói - Junf ; Nitókyo



Resende - Anime Up ; Anime GD




Santa Catarina/Blumenau - Anifest ; Anime Sports



Florianópolis - Loadin'animes ; Loadin'expo



Itajaí - Aniventure



Criciúma - C.A.C. (Criciúma Anime Club)



São Paulo/Americana - Eu Anime RPG



Araçatuba - Anime Fever



Bauru - OtakuFest (descontinuada)  ; AnimeKingdom



Botucatu - Expo Yume



Campinas - Fanmixcon ; Otaku no Nipo ; Anime-Life: Second Impact



Francisco Morato - AniMorato



Guarulhos - KoeAnime



Indaiatuba - IndaiAnime



Itu - FAP (First Anime Project)  ; Anime Márah



Limeira - Limanime



Piracicaba - AnimeChakra  ; Pira Anime Fest



São José do Rio Preto - AnimeSpirit ; Anime Season



Jacarei - Anime Vale



São Paulo - Anima Liba ; AnimeCon ; Anime Dreams ; Anime Fantasy ; Anime Festival ; Anime Friends ; Anime Party ; Anime Play ; Arena Gamer Experience (AGE) ; Bunka Matsuri ; Expoanime ; Palestra sobre Mangá e Anime ; Ressaca Friends




Texto: Wikipédia | Lucas Oliveira
Postado por: Gabriel Lima

Cha la! Head Cha la! Sigam-nos no TWITTER




0 Protestos:

Postar um comentário


Related Posts with Thumbnails